sábado, 13 de novembro de 2010

Meditação

Para que tenham vida, e tenham em abundância




Jesus disse em João 10:10 que "O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir..."

Hoje gostaria de compartilhar aqui uma das muitas coisas que tenho aprendido com o cultivo do morango.

Morango era considerado no Brasil como uma fruta nobre, mas ao passar dos anos acabou se popularizando devido a produção em grande escala . Na década de 60 e 70 a produção era artesanal e era vendido a preço de “ouro” no início da safra (maio a junho). No Brasil, foi desenvolvido uma muda no instituto agronômico de Campinas, muda de morango que conseguiam produzir frutos macios e doces. Essa variedade reinou por longos anos, mas por causa da demanda do comércio, foi introduzido outras variedades que visava o tamanho e maior durabilidade. E por causa disso, o morango ficou mais azedo e duro. Lembro que há muitos anos atrás, consumidores levavam para casa morangos quase derretendo mas eram doce, macias e saborosas.

Para se conseguir o sucesso no cultivo de morangos doces e saborosos, é preciso um cuidado muito especial. Precisa ser regado adequadamente, nutrir a planta com nutrientes certos, e também permitir que a planta se exponha as drásticas mudanças das estações .

Mas uma das coisas mais importantes é o cuidado que o produtor tem que ter para combater as pragas. É muito comum o ataque dos pulgões no morangueiro. Este inseto é na verdade uma parasita que se aloja nos brotos da planta roubando todo o açúcar e as propriedades que fazem que o morango se tornem doces.

Pulgão rouba todo a essência doce do morango, fazendo ficar com o sabor azedo. Na nossa vida espiritual, passamos por uma experiência semelhante, ladrões parasitam em nossas vidas roubando alegria, esperança, o doce de viver uma vida mais bela. Sim! Ficamos sem o açúcar, e a nossa vida fica sem sabor e muitas vezes fica azeda.

Pulgão é um inseto minúsculo e quase invisível aos olhos humanos e ficam bem escondidas nos brotos do morango. Na nossa vida os ladrões que nos roubam a essência da vida também ficam invisíveis e não percebemos que estamos sendo roubados. Mas percebemos pelo fruto que geramos na nossa vida muitas vezes amargos e azedos (tristezas, frustrações, depressões, irritações...etc).

Se você é um desses que sente a sua vida não é doce, então está precisando identificar o ladrão e tratar da forma adequada.

Uma das pragas que mais aflige o ser humano e que acaba roubando a alegria de viver é a mentira. Quando somos dominados pela mentira nos tornamos azedos. Mentira produz em nós irritação depressão , intriga, tristeza.

Para solucionar esse problema devemos nos expor ao agricultor para eliminar essa praga na nossa vida , pulverizando na nossa vida a Verdade que está em Deus, nos tornando novamente saudáveis e doce para a vida.

E a vontade de Deus é essa que tenhamos vida e em abundância.

Que o tratamento de Deus na nossa vida produza em nós a alegria e a esperança para vivermos cada dia da nossa vida aqui na terra.

Davi Inoue 12 de Novembro de 2010